Sonho do hexa e novo cenário político influenciam o estilo dos
brasileiros.
Maria Luisa Alexandre de Meneses Oliveira
A Copa do Mundo é o evento que representa a união e euforia de diversas nações ao redor do planeta. A excitação causada pelas Seleções em campo é vista especialmente no Brasil, um país apaixonado pelo futebol. Em 2022, no entanto, os jogos trouxeram um outro efeito para a nação brasileira: o estilo Brazilcore.
As cores da bandeira nacional deixaram de ser associadas primordialmente à política e
passaram a dominar os guarda-roupas. As peças verdes e amarelas, nos tons tradicionais
ou mais claros, e as blusas da Seleção Brasileira são as novas queridinhas do momento.
Entre os influenciadores digitais e outros famosos, o Brazilcore eclodiu: celebridades como Anitta, Mel Maia, Malu Borges e Hailey Bieber adotaram a tendência e resgataram o uso das cores nacionais, nos últimos anos associada aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Além de exaltar a essência brasileira, a nova moda ajuda a ressignificar as cores nacionais.
"É uma forma de resgatar o uso das cores da bandeira do Brasil, já que as cores foram, de certa forma, “roubadas” e levadas para esse lado político”, conta Ageísla Ferreira, de 22
anos, que não ficou de fora da tendência e garantiu suas camisas do Brasil para os jogos da
copa.
“A camisa do Brasil ficou associada a um ultrapatriotismo por parte dos bolsonaristas. Eu tinha receio de sair na rua e ser confundida com uma apoiadora de Bolsonaro", conta Giulia Pequeno, de 19 anos, que - agora - não ficou para trás e fez sua aposta em diversos looks com peças com as cores da bandeira.
Agora, é só esperar e torcer pelo hexa!
Comments